O que é governança corporativa e por que ela é importante para sua empresa

Processos bem estruturados, boa comunicação e engajamento de todos os envolvidos são alguns fatores essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Um cenário ideal que pode até soar inatingível, mas que é completamente alcançável por meio da governança corporativa.

A governança corporativa é definida pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) como o “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas”. Na prática, trata-se da transformação e estruturação de um negócio por meio da organização de processos de gestão para que a empresa seja mais profissional e assertiva. 

O principal objetivo da governança corporativa é alinhar a comunicação e fazer com que os interesses dos administradores e dos donos do negócio estejam alinhados. Para isso, garante que os processos e estratégias sejam seguidos; organiza a forma de planejamento, execução e estrutura de administração; e promove uma cultura de prestação de contas dentro da empresa.

Governança corporativa em empresas familiares

No caso de negócios familiares, a governança corporativa é trabalhada a partir dos pilares de família, Patrimônio e gestão, com o objetivo de garantir que a família empresária prospere em todos os ramos. 

As maiores vantagens nesses casos estão em evitar disputas de poder e melhorar a comunicação da família dentro e fora do negócio. E isso inclui deixar claro que o ambiente (e ocasião) onde as reuniões profissionais devem ocorrer definitivamente não é no churrasco de domingo…

Isso sem falar em outros problemas comuns em negócios familiares como a confusão patrimonial e a mistura de contas de pessoas físicas e jurídicas. Além, é claro, dos desafios relacionados ao processo de sucessão nesse tipo de empresa

Mas vale ressaltar que a importância e os benefícios da governança corporativa não são aplicáveis somente em empresas familiares. Negócios de diferentes tamanhos e áreas de atuação podem prosperar de maneira adequada a partir desse sistema. 

O que muda em grandes empresas é que, quanto maior a organização, maiores são os desafios de implantar a governança corporativa. Ou seja, é muito importante começar desde cedo com essa organização justamente para que o desenvolvimento e a expansão do negócio já ocorram de modo mais estruturado e mais lucrativo. 

Como implantar a governança corporativa na sua empresa

A governança corporativa é uma assessoria que implementa a gestão dentro do negócio. O trabalho começa com a criação de um conselho de sócios e aplicação de um compliance, isto é, um conjunto de condutas e disciplinas para que as normas, regulamentos e políticas estabelecidos sejam cumpridos. 

A partir da estruturação com os sócios é que se começa a aplicar a metodologia de governança corporativa para toda a empresa, deixando evidente quais são os momentos de decisão estratégica e quais os de decisões operacionais. 

Além disso, a governança corporativa também atua no cuidado em relação ao patrimônio da empresa, pois analisa e organiza sua melhor gestão.

Uma vez implantada (e, obviamente, seguida pelas partes envolvidas), a governança corporativa permite que a empresa tenha uma administração mais organizada e eficiente. O que contribui não apenas para a resolução de conflitos, mas também para que o negócio ganhe mais credibilidade no mercado, capte investimentos com mais facilidade e, consequentemente, prospere. 

Leia também:


Assuntos relacionados